Para quem trabalha de carteira assinada, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma ótima opção para adquirir um imóvel próprio.
O fundo, pago pelo empregador todo mês aos funcionários, é guardado automaticamente na Caixa Econômica Federal através de conta aberta com o contrato de trabalho.
Assim, o FGTS é um grande aliado de quem deseja ter o tão sonhado lar. E, nos últimos tempos, a oferta de crédito imobiliário tem crescido, o que facilita a concretização desse objetivo.
Mas como fazer para usar o FGTS para financiar o seu imóvel, sacar o benefício e utilizá-lo no financiamento do imóvel? É o que vamos responder em seguida!
As regras do uso do FGTS
Para sacar o FGTS, é necessário trabalhar de carteira assinada e cumprir alguns requisitos que listamos abaixo:
- Ter, no mínimo, três anos de carteira assinada sob regime FGTS – sendo consecutivos ou não;
- Não possuir outro financiamento no Sistema Brasileiro de Habitação (SFH);
- Morar ou trabalhar na mesma cidade ou região metropolitana onde comprará o imóvel;
- Não ser dono de outro imóvel residencial na cidade onde mora ou trabalha;
- O imóvel deve ser adquirido para moradia do trabalhador e não pode ser alugado.
Como fazer o saque do FGTS?
Para realizar o saque do fundo de garantia, é necessário informar ao agente financeiro, que irá entrar em contato com a Caixa.
O agente financeiro é banco, consórcio, companhias de crédito imobiliário ou alguma outra instituição que irá mediar o processo. Esse agente é que será responsável por sacar o fundo de garantia.
Siga o passo a passo:
- Consulte o saldo do seu FGTS para dar entrada no financiamento;
- Pesquise o imóvel que você deseja adquirir, com valor de até R$ 1,5 milhão (para o SFH);
- Reúna os documentos necessários para sacar o FGTS (carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de renda, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, IPTU do imóvel que será comprado);
- Aguarde a avaliação do imóvel para a Caixa autorizar o uso do FGTS.
Usar o FGTS para financiar o seu imóvel: como o recurso pode ser utilizado?
Caso esteja tudo certo com o andamento do processo e o financiamento do imóvel seja aprovado, o FGTS é liberado, geralmente, entre 30 e 40 dias.
O FGTS pode ser sacado para quitar o valor integral do imóvel ou, caso não seja suficiente, poderá amortizar o valor final do financiamento. Ainda é possível realizar uma nova amortização com o benefício, por meio de nova solicitação após dois anos, com o imóvel pronto.
O recurso pode ser utilizado no começo do financiamento, com o imóvel ainda na planta, para quitar o valor da entrada do imóvel, como também pode ser sacado para abater as parcelas, reduzindo o valor e o prazo do financiamento.
Seu investimento mais próximo de você
O Grupo Diamond oferece a você as melhores condições para investir na compra do seu imóvel. Utilizando o seu FGTS, você garante toda a tranquilidade e a garantia da Caixa no seu financiamento.
A hora de conquistar o seu imóvel é agora! Entre em contato com os nossos consultores.