Projetos Autossustentáveis

A procura por projetos autossustentáveis tem sido cada vez maior nos últimos anos. Já não restam dúvidas de que o futuro precisa ser sustentável. Porém, ainda existem algumas incertezas em relação a esse conceito.

Pensando nisso, vamos explicar um pouco mais sobre esse conceito de projetos autossustentáveis, também traremos alguns exemplos de sua aplicação nos empreendimentos.

Boa leitura!

O que são Projetos Autossustentáveis?

A autossustentabilidade diz respeito ao uso dos recursos naturais de modo que não impactem negativamente o meio ambiente, ou seja, respeitando o tempo que a natureza necessita para se recuperar.

Projetos autossustentáveis têm em seu escopo as seguintes diretrizes: retorno monetário suficiente para sustentar as pessoas envolvidas, mínimo impacto ao meio ambiente e tempo de restauração da natureza

Esses projetos ainda são pouco aplicados no planejamento dos empreendimentos atuais, já que geralmente depende da exploração de recursos naturais não-renováveis, provocando o esgotamento da matéria-prima.  Porém, no Brasil, já se iniciou um movimento das construtoras em projetos focados na autossustentabilidade.

Existem diferentes tecnologias disponíveis para maximizar o aproveitamento dos recursos naturais de forma sustentável. Por exemplo, existem sistemas de captação de energia renovável, reaproveitamento de água da chuva, dispositivos economizadores de água e energia, gerenciamento do desperdício de resíduos sólidos, entre outros.

Energia Solar

Os sistemas de energia solar estão cada vez mais presentes nos empreendimentos, resultando em uma redução notável dos gastos com energia elétrica. Os projetos autossustentáveis que possuem captação de energia renovável podem gerar sua própria energia limpa e, consequentemente, diminuir a dependência das geradoras e distribuidoras de energia do país.

Outra forma de reduzir o consumo de energia e minimizar os impactos ambientais dos projetos é desenhar uma arquitetura que favoreça a entrada de luz natural e a ventilação. Assim, os moradores economizam a energia consumida pelas lâmpadas e sistemas de ventilação artificial, como ventiladores e ar-condicionado.

Reaproveitamento de Água

Os sistemas de reaproveitamento da água vêm como a solução para as crises hídricas dos nossos reservatórios, uma vez que o desperdício e a poluição da água somados à baixa disponibilidade do recurso potável são uma preocupação ambiental e social.

Com isso, a implementação de tecnologias para captação e reuso de água da chuva pelos projetos autossustentáveis, é uma resposta inteligente para evitar a possível escassez desse recurso, além de contribuir financeiramente para o empreendimento, já que gera economia e redução no consumo da água distribuída pelas grandes companhias.

Grupo Diamond

Os empreendimentos desenvolvidos pela Diamond são projetados para seguir o conceito da autossustentabilidade em todas as suas fases. Considerando a melhor qualidade de vida dos moradores e da comunidade ao redor.

Quer investir em um empreendimento autossustentável? Fale com um de nossos corretores.

Deixe um comentário