ITBI: tudo sobre o imposto que oficializa a compra a venda de imóveis
Se você está passando pelo processo de compra ou venda de um imóvel, com certeza já cruzou com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O pagamento dessa taxa é uma das etapas mais importantes da aquisição de um imóvel, já que ele é necessário para a oficialização da transação.
No artigo de hoje, vamos explicar tudo sobre esse imposto, como calculá-lo e como realizar o pagamento. Confira abaixo.
O que é ITBI?
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um tributo municipal. O comprador deve pagá-lo à prefeitura da cidade para que a documentação seja liberada para a finalização da compra.
A taxa está prevista no inciso II do Artigo 156 da Constituição Federal e serve para regularizar o imóvel. Isso permite que a residência tenha acesso a luz, saneamento, coleta de lixo e outros serviços da prefeitura.
Como é calculado o ITBI?
O valor do ITBI varia de cidade para cidade. Em Juiz de Fora, ele é calculado em 2% sobre o maior valor indicado, entre valor venal do imóvel ou o valor declarado da compra.
Vale destacar que, ainda em Juiz de Fora, o valor venal é diferente do que é informado no carnê do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Acesse o site da prefeitura para mais informações.
Quem tem direito a descontos ou isenção?
O ITBI é um tributo obrigatório ao comprador do imóvel – embora seja possível negociar com o vendedor, desde que o acordo seja registrado em contrato.
No entanto, é possível solicitar descontos no valor do imposto se o imóvel tiver sido financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). É necessário apresentar a declaração de redução emitida e assinada pelo gerente do seu banco.
Como pagar?
Para emitir o tributo, é necessário preencher um formulário oferecido pela prefeitura e apresentar os seguintes documentos:
- Registro atualizado, com data não superior a 30 dias;
- Contrato de compra e venda, quando houver;
- Documentos de identificação e CPF do vendedor e do comprador ou cópia do contrato social, no caso de pessoa jurídica;
- Procuração com firma reconhecida, caso a solicitação seja feita por terceiros.
O mais comum é que um corretor acompanhe o processo e auxilie o comprador. A guia para pagamento ficará pronta em alguns dias para a finalização do processo.
Vale ressaltar!
Os valores, regras e exigências do ITBI variam de cidade para cidade. Por isso, é importante estar em contato com a prefeitura municipal e tirar as dúvidas diretamente com eles.
Agora que você já sabe tudo sobre o ITBI, falta pouco para você adquirir o imóvel dos seus sonhos. O Grupo Diamond conta com os melhores empreendimentos de Juiz de Fora. Entre em contato conosco e comece a sua nova vida!