Conseguir um apartamento financiado é a meta de muitas pessoas hoje em dia. Afinal, isso representa a materialização do sonho da casa própria, que é tão almejado. Viver em nosso próprio lar é um grande privilégio.
Mas é importante saber que devemos ter cautela no momento de fazer a nossa escolha. E é normal que existam diversas dúvidas sobre como buscar a melhor opção de imóvel e como realizar o financiamento.
Apesar desses pontos que devemos ter em mente, você não precisa se preocupar. A Diamond preparou algumas dicas que vão ajudar a esclarecer as suas dúvidas sobre esse processo e sobre como alcançar, de forma eficiente, o seu tão sonhado apartamento.
Confira com a gente!
Faça uma avaliação financeira pessoal
Antes de tomar qualquer decisão sobre a busca de um apartamento à venda, é importante determinar com quanto você pode arcar no financiamento.
Para isso, você deve considerar não apenas o preço do imóvel, mas custos adicionais como impostos, taxas de condomínio, seguro e outros.
É interessante contar com o auxílio de um profissional financeiro, que poderá ajudar você a fazer essa análise de maneira mais assertiva.
Verifique as condições de financiamento
Quando se trata da compra de apartamento na planta, diversas empresas do setor imobiliário, como a Diamond, oferecem excelentes condições de financiamento.
Optando por financiar um apartamento Diamond, além de ter todas as vantagens de um ótimo negócio imobiliário, você ainda tem todos os benefícios e garantias da Caixa Econômica Federal.
Assim, você contará com uma linha de crédito habitacional adequada para as suas condições e seu tipo de financiamento.
Lembrando que essa linha de crédito estipula um valor máximo para o imóvel financiado, uma vez que as parcelas não podem ultrapassar 30% da sua renda.
No próprio site da CAIXA, inclusive, você pode realizar uma simulação on-line para saber o valor da prestação, prazo e outras condições para financiar o seu imóvel.
Separe os documentos necessários para a análise
Para garantir o financiamento do seu apartamento, é necessário apresentar a documentação para verificar a viabilidade do processo.
Os documentos necessários podem variar de acordo com a instituição financeira escolhida, mas no geral são:
- Documento oficial de identificação;
- Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses;
- Caso utilize o FGTS: última declaração do Imposto de Renda, recibo de entrega à Receita Federal e carteira de trabalho ou extrato de FGTS;
- Quando o comprador for pessoa jurídica: documentos pessoais dos sócios (RG e CPF), contrato e/ou estatuto social atualizado e certidão de regularidade do FGTS.
Análises de crédito e de engenharia
Após a entrega da documentação, a instituição financeira irá checar as informações, como seus dados, a renda declarada e as características do imóvel, para liberar a concessão do crédito.
Nesse momento, também é verificada as possibilidades de uso do seu FGTS e a forma de crédito mais adequada para o seu caso.
Após a análise dos documentos, são avaliados o valor de venda e as condições de uso a partir da visita técnica realizada pela instituição financeira.
Assinatura do contrato
Com as análises de documentação, crédito e engenharia realizadas, é o momento de realizar a assinatura do contrato!
Mas é importante saber que essa etapa só será realizada se não houver pendências as serem resolvidas, entendido?
A assinatura do contrato deve ser registrada em cartório de imóveis para que o crédito seja liberado.
Nessa fase, existem algumas taxas a serem pagas, como o pagamento do registro e o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
É hora de aproveitar o seu tão sonhado apartamento financiado!
Com todas as etapas finalizadas, você deve enviar o registro do contrato para o banco que irá realizar o seu financiamento.
Após tudo ser liberado, você irá iniciar o pagamento ao longo do prazo estipulado no seu contrato.
Pronto, seu sonho vai se tornar realidade!
Agora, você já sabe os passos que deve seguir para encontrar um apartamento à venda e como financiá-lo para chamá-lo de seu.
E então, ficou com alguma dúvida? Fale com um consultor Diamond agora mesmo!